• 1

Notícias

Descarte consciente de eletroeletrônicos

O que fazer com aquele monitor de computador que não funciona mais? E com aquele celular que tem o jogo da cobrinha que você amava jogar e que hoje nem o botão de ligar funciona? Deixar guardado é o primeiro pensamento que nos vem a cabeça, pelo menos por um tempo.

Desapego. Desapego é a palavra chave aqui! Com o tempo ele surge e você percebe que está acumulando um monte de eletroeletrônicos em casa, quase que construindo um museu com peças antigas que não funcionam mais: batedeira, misturador, tv, controle remoto, decodificador, teclado, mouse, fone de ouvido, impressora, celular, torradeira e tudo o mais que é possível de se ligar na tomada.

Jogar no lixo? Da dó.

O que fazer? Se está quebrado, ninguém pode aproveitar então.

Aí que está o grande ponto! Hoje existem cooperativas de catadores de materiais recicláveis que são especializadas em desmontar estes materiais, separando seus componentes e depois destinando-os para reciclagem. Doar seu eletroeletrônico em desuso gera trabalho e renda para muitos cooperados, que prestam um serviço ao meio ambiente e a sociedade evitando que os componentes passíveis de contaminar os solos e água sejam liberados em lixões ou terrenos baldios.

Tendo em vista esse grande ato de respeito ao meio ambiente e a sociedade, a Ecoação tem realizado campanhas junto do Instituto GEA no bairro do Morumbi, bairro em que está sediada a Ecoação, para coleta de eletroeletrônicos em desuso. Já foram realizadas duas campanhas que abrangeram prédios, grandes condomínios e famosas escolas do bairro.

Acompanhe nossas postagens em nossa página no Facebook e aqui no site para ficar por dentro das próximas campanhas de coleta e se torne uma pessoa amiga do meio ambiente!

Saudações da equipe Ecoação Gestão Ambiental e Sustentabilidade!!!

 

Por Thiago Loureiro Goldmann Cosenza, Biólogo e especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos